Abril 16 2013

Sem verdadeira consciência a sociedade abusou da máquina do tempo. Um modelo de crescimento da economia suportado por demasiado crédito. O recurso a um meio que se tornou escandalosamente acessível.

 

Visto pelo prisma que o crédito não é mais do que trazer para hoje os recursos financeiros do amanhã, percebe-se quanto abusámos da máquina do tempo. Quisemos viver dez anos à frente e essa ousadia fez-se pagar!

 

Eis que chegados ao ponto de por em causa o valor real dos recursos do futuro injetados na economia do presente. Instalada a dúvida sobre a capacidade de pagamento dos compromissos. A incerteza de chegar a 2020 em melhor situação económica do que atualmente. A dúvida simplesmente derrubou-nos.

 

Como consequência, vivemos o lado duro da regressão. O tempo volta para trás e o nosso mundo virou-se ao contrário. Outrora a banca emprestava e hoje, ao invés, assistimos ao regresso de recursos do Estado e das famílias para a banca. Seja através das garantias dos Estados para recapitalização, seja pelo pagamento de spreads e juros proibitivos.

 

De facto as famílias erraram ao pretender viver acima do que seria prudente e sustentável mas estão a pagar por isso. O Estado também errou pelas mesmas razões, por eleitoralismo e por não ter conseguido apoiar as estratégias de desenvolvimento mais adequadas aos recursos do País. E todos estamos pagar por isso.

 

E a banca, não errou? Claro que sim ao banalizar financiamento em investimentos sem qualquer futuro, em feroz luta por clientes e objetivos imediatistas, condenando, muitas vezes, por ganância a sua própria sustentabilidade. Mas este parece ser o negócio de mais baixo risco. É que o Estado, refém porque dependente do crédito, compra o risco. Vive uma autêntica dependência.

 

A máquina do tempo é uma droga. Experimentámo-la e não conseguimos ver-nos livre dela! Só seremos livres quando deixarmos de ser dependentes.

publicado por pontoprevio às 15:54

mais sobre mim
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO